Tuesday, March 28, 2006

Como escrever bem no estilo da web

Resenha

Artigo de Steve Outing: "Como escrever bem no estilo da web".

O artigo de Steve Outing além de um artigo bem escrito por quem entende do assunto, traz um estilo leve, agradável e de fácil compreensão.
A primeira coisa que se nota é a grande preocupação do autor com o que se lê na Web hoje em dia.
A principal crítica é que os jornalistas que escrevem para a Web hoje, vieram da mídia impressa, que comporta artigos maiores, e que são direcionados para pessoas que têm o tempo necessário para ler, e querem usar esse tempo, o que não acontece com o usuário da Internet.
O tema levantado por ele é realmente um problema trazido pela evolução tecnológica da comunicação.

Antes de mais nada, ele critica a falta de literatura sobre conteúdo, em contraposição ao excesso de publicações “sobre software para a Web, como usar a Internet para pesquisas, linguagens de programação, projeto de home pages etc.”.
Vícios de linguagem e de estilos são encontrados na maioria (se não na totalidade) dos sites existentes na Internet. Outing soube mostrar esse aspecto de uma maneira incontestável, mas não apenas crítica, pois sugere as soluções apontadas pelo livro de Kilian, que é o motivo desse seu artigo. Ele nos faz ver que Internet como mídia editorial é tão nova que a maior parte das pessoas que escrevem para ela criam seus estilos à medida que trabalham. E são pessoas que vieram de jornais, rádio e televisão, onde o estilo é bem distinto do que deveria ser na Web.
Ele faz críticas, sim, mas também aponta os caminhos para se fazer uma boa matéria para Web. Dita as características de como fazer um texto atraente, através de parágrafos e frases curtos.
Na verdade, o artigo em questão é quase uma resenha do livro Writing for the Web ("Escrevendo para a Web"), do escritor e professor universitário canadense Crawford Killian (Self-Counsel Press, 1999).
Outing deixa bem claro o perfil do usuário da Web, aquele leitor que não tem tempo para ler, a apenas dá uma passada de olhos sobre os textos publicados, e esses textos têm que ter estilo e força suficientes para “capturar” o usuário e sua atenção. Ele ressalta os tópicos que foram destacados por Kilian para se produzir um bom texto para Web.
Chama a atenção para fato de que ao se escrever para a Web, deve-se ter em mente que o objetivo é, ou deveria sê-lo, usar palavras que provoquem uma reação do leitor, e não apenas transmitam algo para ele. Sugere que a Web deve interagir com o usuário, ao provocar sua reação, e não só informar que o ministro pediu demissão.
Resumindo, o artigo de Outing é bastante esclarecedor sobre o livro de Kilian, traduzindo seu real significado e fazendo-lhe a apologia, como um excelente “manual” para que os jornalistas e escritores façam por onde, tentando mudar seus estilos, para adaptá-los à mídia online.
Gostei do estilo de Steve Outing e do seu artigo sobre o livro "Escrevendo para a Web". Deve ser lido por quem se interessa pelo que se escreve na Internet. E também recomendamos, assinando embaixo da recomendação de Outing, o livro que origem a esse artigo.

1 comment:

Webjornal Laboratório said...

Iraq,

gostei do raciocínio.

abr
evaldo