Tuesday, May 30, 2006

Mercado Central já tem 77 anos

O Mercado Central, hoje é uma grande atração turística de Belo Horizonte. Fazendo uma miscelânea de tradição e memória, é bem mais do que apenas uma grande feira ou centro de abastecimento: é um ícone da cultura belorizontina. É capaz de preservar sua identidade regional e popular e, ainda assim, poder se desenvolver, manter-se atualizado. Ali encontramos a proposta de convivência harmônica de objetos de naturezas distintas, onde se pode encontrar artigos típicos que se mesclam a manifestações contemporâneas, o artesanal se mistura ao industrial, o regional ao global. Com um público extremamente heterogêneo, diversas realidades sociais ali convivem em paz.

Os produtos ali comercializados, de hortifrutigranjeiros a artesanatos, oferecem um grande mosaico de cores, cheiros e sabores. As crendices populares, das ervas e raízes medicinais, se confundem com a conversa de botequim entre amigos, regada a cerveja bem gelada e tira-gosto já famosos, revelando muito mais que o simples comércio. O local dispõe de mais de 400 lojas, e é um retrato vivo da alma mineira. Por ali passam, diariamente, cerca de 15000 pessoas. Pessoas de diferentes classes sociais, culturais e econômicas. É um lugar para todos.
Muitas celebridades já passaram por lá e continuam marcando sua presença periodicamente, e comprovando que é realmente um lugar para todos, devido à grande democracia existente. No Mercado ninguém é rico, doutor nem desembargador. Todos são adeptos de uma boa prosa e um tira-gosto "esperto", com uma cerveja gelada "no ponto".
Tudo isso faz do Mercado Central um grande centro comercial e um dos pontos turísticos mais atraentes da capital de todos os mineiros, a cidade do mais Belo Horizonte.

Visite o site do Mercado Central clicando aqui.

Voltar.

No comments: